Sabe-se que a depressão é um transtorno de humor que afeta uma em cada cinco pessoas ao longo de suas vidas.
Surpreendentemente, mais pessoas do que você imagina lidam com essa condição.
Talvez você já tenha ouvido falar dela como “o mal do século”. É uma doença silenciosa, mas com um impacto significativo.
Para se enquadrar no diagnóstico, esses sentimentos devem perdurar por mais de duas semanas, e os sintomas mais frequentes incluem:
O diagnóstico preciso da depressão é algo que apenas um profissional especializado pode fazer. Esse profissional observará os critérios diagnósticos mencionados acima, aliando-os à sua experiência clínica.
É fundamental ressaltar que o tratamento da depressão é uma abordagem multidisciplinar, envolvendo terapia medicamentosa, sessões com um(a) psicólogo(a), alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e educação tanto do paciente quanto da família.
Em muitos casos, a medicação auxilia as pessoas a participarem das sessões terapêuticas e a realizarem suas tarefas diárias, facilitando o estabelecimento de uma rotina. Nesse contexto, a combinação de psicoterapia com medicamentos frequentemente apresenta os melhores resultados.
Se você deseja entender mais sobre a depressão, seu diagnóstico e tratamento, estou aqui para ajudar. Como um profissional experiente em saúde mental, estou comprometido em proporcionar a você orientações claras e eficazes para lidar com essa condição de forma abrangente e cuidadosa.
© 2023 Dr. Artur de Eça. Todos os Direitos Reservados.